28 agosto, 2009

MUDE \ Museu do Design e da Moda




No nº24 da Rua Augusta, o MUDE – Museu do Design e da Moda só ira abrir as portas oficialmente em 2010, mas por enquanto apenas no piso térreo está a decorrer a exposição “Antestreia”, que estará presente no museu até 11 de Outubro. Está localizado na baixa pombalina, em Lisboa e pode ser visitado das 10h às 20h de terça-feira a domingo, mas às sextas e sábados estará aberto até as 22h.

Em exposição estão peças de design e moda, todos da colecção de Francisco Capelo que foi adquirida em 2002 pela Câmara Municipal de Lisboa, constituída por 2500 peças, que vão ficar expostas ao público, algumas em regime rotativo, outras em permanência. Mas, esta primeira exposição com 170 peças, está dividida em 15 núcleos sem quaisquer barreiras visuais o que permite a cada visitante descobrir o percurso que mais o atrai entre as peças ali presentes.
Falamos de peças de moda com autores de nomes sonantes, tais como, Jean Paul Gaultier, Christian Dior, John Galliano, Hubert Givenchy e Vivienne Westwood, no design Hans Wegner, Verner Panton e Le Corbusier, mencionando só alguns dos nomes que terão destaque nesta “Antestreia”. A exposição vive muito dos audiovisuais e da relação com a imagem, nesta primeira exposição existem cinco grandes projecções de som e imagem que pretendem enquadrar mais as peças no seu ambiente original.

Para o futuro está previsto o alargamento do museu aos pisos de cima, inclusive o terraço onde se tem uma vista maravilhosa sobre o rio e a baixa lisboeta. Um projecto de adaptação a museu da autoria dos arquitectos Ricardo Carvalho e Joana Vilhena.

Sem comentários:

Enviar um comentário